Ter uma noite tranquila de sono não é tarefa fácil para 40% da população adulta mundial. Há pessoas que, por conta do Ronco, não conseguem dormir direito e incomodam também quem está por perto. Produzido pela vibração do Palato Mole e/ou outros tecidos bucofaríngeos durante a passagem do ar, o ronco é classificado como um distúrbio mais frequente em homens (atingindo também muitas mulheres), e é crescente até a sexta década de vida.
Vários estudos realizados com adultos comprovam que 45% deles (normais) sofrem com a sonolência excessiva durante o dia, por não conseguirem ter uma noite de sono com qualidade e horas suficientes.
A partir dos 50 anos de idade, cerca de 50% da população geral tende a desenvolver a Apneia do Sono, devido ao envelhecimento e flacidez da musculatura.
O cirurgião-dentista pode ter um papel fundamental na redução deste processo, uma vez que foram concebidos (e, atuam maravilhosamente bem) os Aparelhos Intraorais para este fim.
A ação dos aparelhos construídos pelos dentistas tem como objetivo proporcionar, durante o sono, o avanço da mandíbula e da língua, provocando a abertura do espaço aéreo bucal, afastando os tecidos da garganta e liberando a passagem livre do ar, evitando o Ronco e prevenindo assim a Apneia (responsável muitas vezes por drásticas consequências), além de desfrutar de um sono reparador para si e para o(a) companheiro(a) ao lado.