Na hora de se refrescar com aquele suco geladinho ou um delicioso sorvete de chocolate, todo o prazer desse momento é interrompido por uma dor aguda em algum dos dentes. Apesar de passar logo em seguida, ela é bem incômoda e se não for tratada não vai embora sozinha, causando esse desconforto a todo instante. A chamada sensibilidade dentária é um problema muito comum e pode acontecer com qualquer pessoa.
O que é sensibilidade dental?
A sensibilidade dental é a dor em um ou mais dentes da cavidade bucal. Essa dor é causada pela exposição da dentina, a camada interna dos dentes que é recoberta por esmalte ou pela gengiva dos dentes. Ou seja, em condições normais, o esmalte cobre a dentina (camada interna do dente), enquanto a gengiva cobre a raiz dos dentes. Com uma escovação incorreta (com uso de força exagerada) ou com a ação do tempo, o esmalte pode desgastar-se, reduzindo a proteção da sensível dentina. Também com o tempo, a gengiva pode retrair-se, expondo a raiz do dente.
Como a sensibilidade é tratada?
Assim como qualquer outro problema bucal, o tratamento da sensibilidade começa quando há um diagnóstico adequado. Isso quer dizer que somente seu dentista pode confirmar esse quadro para, então, indicar a melhor forma de solucioná-lo. Se o seu problema é uma dentina exposta ou uma parte da raiz exposta, o tratamento pode ser simples com o uso de enxaguatórios, prescrição de flúor em gel, aplicação de verniz fluoretado, controle da dieta e creme dental para sensibilidade.
Em casos mais complexos, o tratamento envolve restaurações ou pequenas cirurgias para proteger a dentina.
Comer alternadamente alimentos frios e quentes causam algum mal aos dentes?
O exagero nunca é bom. Alguém que toma um café quente e uma água gelada logo em seguida como hábito, provoca microfraturas na estrutura do esmalte dental e isso pode ser prejudicial. Por isso, é indicado evitar esses extremos no seu dia a dia.
O que fazer para evitar a sensibilidade?
A sensibilidade pode ser evitada diminuindo o consumo de alimentos cítricos na sua dieta.
Alimentos como abacaxi, maracujá, laranja, limão ou pela presença de refrigerantes exagerada devem ser evitados.
Tenha cuidado com a escovação e evite que seus dentes se desgastem ainda mais. Uma escovação muito forte, uma prótese parcial com grampos e aparelhos muito apertados e justos podem também levar ao desgaste do esmalte e retração da gengiva.
Também é indicado pra quem já apresenta o problema evitar cremes dentais abrasivos.
Há um grande número de tratamentos disponíveis. Seu dentista pode ajudá-lo a encontrar aqueles que funcionam melhor no seu caso. Consulte sempre o dentista. Não tente diagnosticar o problema sozinho, pois ele pode ser sinal de algo mais sério. Somente um dentista pode esclarecer a questão.