Um sorriso atraente e estético depende de uma adequada proporção entre dentes, gengiva e lábio.
O sorriso gengival é aquele em que há uma grande exposição da gengiva, normalmente ultrapassando 4 milímetros. Ou seja, ele é marcado por aquela faixa de gengiva que pode acabar roubando a atenção na hora de sorrir.
Embora seja mais comum em mulheres, essa característica também pode acontecer entre homens. Ainda assim, a maioria das pessoas não gosta desse tipo de sorriso, o que pode comprometer a autoestima e a confiança, trazendo muitos prejuízos para a vida social.
Causas
Ele é causado por vários fatores, mas os mais comuns são: excesso gengival, lábio superior curto, dentes superiores muito projetados, excesso de crescimento ósseo em altura da maxila e, outros problemas musculares, esqueléticos ou na própria gengiva.
Tratamento:
O tratamento adequado depende da correta identificação da causa. Mas, de maneira geral, existem três tipos de intervenção que estão entre as mais comuns. Entre elas, podemos citar:
– Cirurgia Plástica Gengival: cirurgia em que o excesso de gengiva é removido visando restabelecer o contorno harmônico da margem gengival.
– Cirurgia Ortognática: é uma solução definitiva em que a altura óssea da maxila é diminuída. É realizada em ambiente hospitalar após o adequado preparo ortodôntico.
– Tratamento Ortodôntico: a ortodontia também pode ser a responsável por mudar essa realidade. Seguindo alguns métodos existentes, ela também pode amenizar e diminuir consideravelmente o sorriso gengival.
– Aplicação de Toxina Botulínica (Botox e outras marcas): Com uma pequena aplicação de cada lado da face, o músculo responsável por tracionar o lábio superior para cima e, consequentemente expor a gengiva em demasia, recebe um bloqueio químico e tem sua atividade diminuída. Este tratamento não é definitivo, pois a toxina deve ser reaplicada de 4 a 6 meses, aproximadamente.
Agora que você entende melhor o que é sorriso gengival e como mudar essa realidade, não deixe de procurar um dentista de sua confiança e conversar sobre as possibilidades. Essa é a melhor maneira de fazer tudo isso com a segurança necessária.